Pontos Turísticos de Cuiabá

Cuiabá é uma cidade cheia de encantos naturais. Porta de entrada da Floresta Amazônica, a capital mato-grossense conta com parques, museus e tem muita história para contar. É bom avisar que as temperaturas costumam ser altas e os meses de junho, julho e agosto, mais secos.

Para quem ficou interessado em conhecer um pouco mais dessa capital brasileira e já quer montar um roteiro, veja os pontos turísticos em Cuiabá.

Pontos Turísticos de Cuiabá

1 – Parque Mãe Bonifácia: Inaugurado em dezembro de 2000, o Parque Mãe Bonifácia possui uma área de 77 hectares. No local é possível encontrar diversas espécies da flora típica do cerrado e animais como o sagui e outros pequenos primatas. O parque conta cinco trilhas para caminhadas e áreas recreativas e de esportes. O nome do parque é uma homenagem a uma curandeira, escrava refugiada, conhecida por Mãe Bonifácia. Além do curandeirismo, Mãe Bonifácia controlava o acesso ao quilombo. O parque está localizado na Avenida Miguel Sutil, e fica aberto ao público de 9 às 19 horas.

2- Parque Tia Nair: Considerado um dos mais belos cartões-postais da cidade, o Parque Tia Nair é uma ótima opção de passeio ecológico que também funciona durante à noite. Dividido em quatro núcleos: ambiental, de esportes, de lazer ativo e de lazer contemplativo, o espaço conta com estações de ginástica, quadras poliesportivas, áreas para piquenique, estacionamento com 285 vagas, pista de Cooper, ciclovia, bicicletário, academia da terceira idade, praça do skate, mirante, playgroung. Outra atração do Parque Tia Nair é o mirante, por meio de uma passarela,o visitante chega a uma ilha, que permite uma bela visão do lago. À noite, a iluminação deixar o parque ainda mais belo. O parque fica na Avenida Jardim Itália e funciona de 6 às 22 horas.


3- Centro Histórico de Cuiabá: A bela arquitetura do centro histórico de Cuiabá encanta facilmente os visitantes. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o centro foi construído no período colonial e ainda guarda parte da arquitetura da época. No local, o turista encontra casarios como o Calçadão de Cuiabá, o Museu Histórico de Mato Grosso, a sede do SESC Arsenal, entre outros.


4 – Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Cuiabá: Considerada a mais antiga igreja remanescente de Cuiabá – é um dos marcos de fundação da cidade e construída em arquitetura de terra, em torno de 1730, próximo ao córrego da Prainha, onde Miguel Sutil descobriu as minas de ouro que impulsionaram a colonização da região. A fachada típica da arquitetura colonial brasileira guarda a decoração barroca-rococó nos altares, com rica talha dourada e prateada, única com esses detalhes no Brasil. É o palco da Festa de São Benedito, mais longa festividade religiosa do Estado.






5 – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC): Instalado no antigo sobrado do Alferes Joaquim Moura, na rua Voluntários da Pátria, nº 75, e inaugurado em 2006, o Museu abriga documentos fotográficos e sonoros que retratam o cotidiano da cidade, desde 1910. As imagens foram capturadas pelos fotógrafos Eurípedes Andreato (cerca de oito mil fotos) e Lázaro Papazian (mais de 25 mil). Há, também, grande quantidade de discos em vinil, fitas de vídeo VHF e fitas cassete. Localizado no Centro Histórico, o museu ocupa uma das construções mais significativas da cidade.

6 – Museu de Pré-história Casa Dom Aquino: Construído em 1842, em estilo colonial e formato de U, o imóvel possui 12 cômodos e fachada voltada para o rio Cuiabá, a poucos metros de distância. Residência conhecida por alguns historiadores como a Casa Predestinada, pois nela nasceram duas personalidades ilustres do Estado: Dom Aquino (bispo, arcebispo, governador de província, escritor e poeta) e Joaquim Murtinho (político, engenheiro e médico, precursor da Medicina Homeopática no Brasil). O museu abriga uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia e uma reserva técnica de mais de cem mil peças. Entre os fósseis estão a preguiça gigante, dinossauros e animais marinho do período que a Chapada dos Guimarães foi mar.

7 – Mercado do Porto: Conhecido como o Mercado do Porto, o Mercado Varejista “Antônio Moisés Nadaf’ é um dos mais visitados cartões-postais da capital mato-grossense e centro de comércio que abastece a cidade com os mais variados produtos. No local trabalham diariamente cerca de 800 feirantes vendendo de peixe a farinha, de queijo a doces regionais, de frutas a legumes e verduras recém-colhidos. O local é parada obrigatória para os turistas que desejam conhecer os ingredientes da excelente gastronomia cuiabana.





Deixe seu comentário